Companheiros,
após alguns meses de navegações, leituras e comentários na blogosfera brasileira, me deparei com uma questão que pode comprometer a qualidade dos debates nela travados. Não é um problema tão grave ainda, mas precisa ser combatido antes de sua disseminação. Esse é um manifesto pela postura independente e contra a falta de coragem para exercer a crítica textual na blogosfera.
A diplomacia é necessária, mas não deve anular a independência de pensamento e a liberdade de expressão. Ao concordar ou discordar é necessário explicar o porque. Gosto porque gosto é opinião infantil. Não gosto porque não gosto é opinião imbecil. Gostar de tudo é uma postura débil que enfraquece o debate de idéias e torna a blogosfera um espaço vazio de sentido.
É possível expor nossas opiniões de maneira elegante, sem xingamentos e opiniões descabidas. É importante que expressemos nossos pensamentos de maneira clara e objetiva. Vários blogueiros encontram-se pendurados nos pentelhos do saco de outros blogueiros. A massificação do pensamento, bem como a eleição de líderes infalíveis, são características de regimes políticos totalitários.
Criticar não é brigar.
Discordar é necessário.
Além disso, a crítica bem fundamentada é uma forma de reconhecimento de um pensamento. Grandes pensadores foram muito criticados em alguma fase de suas vidas. Só não é criticado quem não é lido. O verdadeiro escritor não se incomoda ao receber críticas inteligentes.
Conclamo, assim, a todo blogueiro, leitor ou escritor, que desse manifesto tomar conhecimento, que o divulgue e comente. Concordem ou discordem, o importante é pensar, debater e, acima de tudo, criticar.
Belo Horizonte, 01 de maio de 2005.
Ass: O Martelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário