quinta-feira, 21 de abril de 2005

República e Democracia


Feriado de 21 de abril, originalmente alusivo ao enforcamento de Tiradentes em 1792. Desde cedo, em telejornais, revistas e jornais, só vejo e leio notícias sobre os 20 anos da morte de Tancredo Neves. Fico pensando se isso está acontecendo só em Minas Gerais, por sermos governados pelo neto do ex-presidente que não assumiu, ou se é um fenômeno nacional, sinal de que Tancredo conseguiu ofuscar o mártir da Inconfidência Mineira.

Tiradentes foi esquecido durante quase todo o século XIX, período imperial brasileiro, quando citado era apenas um traidor da Coroa Portuguesa, portanto, do regime monárquico. Nos primeiros anos do século XX, após a proclamação da República em 1989, sua imagem foi resgatada e reinterpretada para servir de patrono dos militares e herói republicano. Tancredo é lembrado como um dos paladinos da campanha pelas eleições diretas,portanto defensor da democracia.

Assim, o dia 21 de abril torna-se uma data para o debate entre valores republicanos e valores democráticos. República sem democracia é governo autoritário. Democracia com republicanismo deformado é governo frágil, sujeito a reviravoltas repentinas. Para fortalecer nossa democracia precisamos resgatar alguns valores republicanos!

Nenhum comentário: