domingo, 31 de julho de 2005

Sobre falta de tempo, tristeza e religiões..

Após semanas sem escrever, o Martelo volta a ativa. Estava sem tempo. Aliás, meu pai sempre me disse para desconfiar de quem vive dizendo que não tem tempo para fazer as coisas. Pessoas organizadas sempre arrumam tempo. Resumindo, não consigo organizar meu tempo de maneira satisfatória. Quando fico sobrecarregado acabo abandonando algumas tarefas. Dessa vez foi o Martelo que sofreu as conseqüências.

Ainda não passou a tempestade, mas uma breve estiada me permite escrever algumas linhas. Por falar em tempestade, há dias em que a gente se sente como um cachorro de rua procurando uma marquise para se esconder da chuva. São dias amargurados, dias de cansaço, de muito sono e pouca ação. São dias um pouco tristes ou muito tristes, dias de remorso e compaixão. Dias de lamentação, culpa e preocupação. A gente sente uma carga enorme em nossas costas, sente o peso da idade e as marcas do passado. Sente que a vida é curta, que o mundo é injusto e a sociedade hipócrita.

Nesses dias costumo lembrar de meus antepassados. De pessoas próximas que já se foram. Pessoas que deixaram boas contribuições para minha existência. Pessoas das quais a gente nunca esquece. A vida pode ser curta, mas a existência é mais longa. A memória prolonga a permanência das pessoas que gostamos. A lembrança é uma maneira de reviver bons momentos. Isso fortalece minhas energias. Pessoas especiais fazem com que eu continue acreditando nos seres humanos.

Não tenho religião, mas acredito em Deus. Não gosto de definir Deus. Não gosto que me perguntem: o que é Deus para você? Deus é Deus, e ponto. A missa é um fenômeno estranho. Me dá a sensação de que estão tornando público o que é íntimo e pessoal. Tenho birra quando vejo algum padre ou pastor falando em nome de Deus. Acho um grande absurdo! Não preciso de intermediários para falar com Deus. Faço contato direto. Minhas tias acham que sou ateu. Não sou um herege, nunca joguei pedra na cruz. É muito simples. Acredito em Deus, mas não gosto de missas. Vejo aqueles rituais como encenações teatrais pouco criativas. É sempre a mesma ladainha. Definitivamente, não tenho saco!

As religiões são invenções dos homens. Não existe uma religião superior. Qualquer uma é válida. Todos as vezes que uma religião tentou se impor assistimos a grandes carnificinas. Muitos inocentes já morreram em nome de uma fé. Os cristãos são muito pretensiosos. Acham que só Jesus Cristo salva. O cristianismo é uma crença ocidental. Cerca de 60% da população mundial não sabe quem foi Jesus Cristo. Não são ignorantes ou pecadores, são pessoas que praticam outra religião.

Sendo Cristão ou não, o importante é acreditar em algo. Catolicismo, protestantismo, espiritismo, budismo, islamismo, judaísmo e todos os outros ismos são formas de expressão da religiosidade humana. Não tenho nada contra os religiosos, desde que não tentem me convencer de que só serei salvo se seguir seus ensinamentos. Tenho minhas convicções. Fiquem com Deus!

Nenhum comentário: